OOH, o que significa?

Imagem do layout

Muito se ouve falar sobre OOH, mas você, sabe o que significa?

Mídia OOH é a mídia out-of-home, ou mídia fora-de-casa, em tradução livre, também chamada de mídia exterior ou mídia externa. Ela pode ser definida como o conjunto de informações e ações publicitárias que atingem o público nas ruas, fora de suas casas.

O principal objetivo de mídia Out Of Home é alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias, além de espaços públicos como shoppings, praças e exposições.

O OOH (Out of Home) cria oportunidades, por ser um meio que se destaca por seu alcance na população, diversidade de formatos e oportunidades para os anunciantes impactando as pessoas que estão fora de casa.

O seguimento atinge as pessoas de diversas maneiras, seja via comunicação de massa ou até segmentada, é o segundo maior meio no gosto dos consumidores Brasileiros (globalmente, ele é o primeiro colocado). No Brasil, OOH atinge 87% da população, de acordo com dados do Target Group Index.

O maior deslocamento de pessoas na cidade está concentrado, entre o início da manhã e o fim da tarde, com destaque para as faixas entre 07hs e 07h59 e 18hs e 18h59, horários em que há maior locomoção daqueles que estão em trânsito.

Ao longo do dia as pessoas se dividem nos horários em trânsito, mostrando o potencial de OOH em atingir consumidores nos mais diferentes momentos.

Os formatos mais tradicionais de OOH são: Outdoor, FrontLight, BackLight, Busdoor e Empena.

Outdoor, o mais famoso e com a maior quantidade, é muito comum em avenidas e rodovias, é feito de madeira ou metal, geralmente no formato 9x3m, para veicular o anúncio impresso em papel ou lona.

FrontLight é muito parecido ao outdoor, porém sua estrutura geralmente é metálica, e ele possuí iluminação na parte frontal, garantindo a melhor exibição em qualquer horário, seja dia ou noite, neles são veiculados anúncios em lonas.

Backlight possuí estrutura metálica, com iluminação por trás da lona, neste caso é utilizado lona especial, que possuí transparência, e que passa a luz, acendendo assim o anúncio.

Busdoor são adesivos aplicados nas traseiras dos ônibus.

Empena são estruturas metálicas fixadas nas laterais ou coberturas de prédios onde são veiculados anúncios em lonas, geralmente são verticais, para acompanhar o formato da estrutura onde estão fixadas.